Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de fevereiro de 2020, 16h12

“Imaginação sem limites”: França ironiza relatório do Ministério da Defesa

Alvo de Bolsonaro desde as críticas à política ambiental do atual governo, o país foi apontado pela cúpula militar como uma "ameaça"

Bolsonaro e Macron no G20 (Foto: Clauber Cleber Caetano / PR)

A Embaixada da França no Brasil publicou uma nota na tarde desta sexta-feira (7) criticando o documento elaborado pela a cúpula militar brasileira que elenca o país como uma das “ameaças” para os próximos 20 anos. A publicação foi revelada nesta sexta e chamou a atenção pelo grau conspiratório e delirante com que assuntos de defesa nacional eram abordados.

“Forças armadas de todos os países realizam frequentemente esse tipo de exercício de análise de cenários. Entretanto, nós saudamos a imaginação sem limites dos autores desse relatório.”, diz a nota revelada pela Embaixada.

Em um dos cenários descritos no documento sigiloso chamado Cenários da Defesa 2040, a França formalizaria em 2035 um pedido de intervenção na Organização das Nações Unidas (ONU) na região Ianomâmi, com a emancipação dos indígenas. Segundo os militares, isso provocaria dois anos depois uma mobilização das Forças Armadas francesas na fronteira da Guiana com o Brasil.

O documento, no entanto, não diz que a França é atualmente a principal parceira militar do Brasil, com a construção conjunto de submarinos e helicópteros. Tal dado é destacado na nota da Embaixada: “O fato é que o Brasil é o nosso principal parceiro estratégico na América Latina e que a França conserva, há décadas, relações de cooperação diárias, estreitas e amigáveis com as Forças Armadas brasileiras”.

A França entrou na mira do governo Bolsonaro após ser um dos primeiros países a se posicionar abertamente contra a política ambiental que tem sido adotada na atual gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, e sua esposa, Brigitte Macron, chegaram a ser alvos de ofensas pessoais por parte do presidente.

Confira a nota completa:

Soubemos pela imprensa que a França aparece em um relatório do Ministério da Defesa brasileiro como uma futura ameaça para o Brasil.

Forças armadas de todos os países realizam frequentemente esse tipo de exercício de análise de cenários. Entretanto, nós saudamos a imaginação sem limites dos autores desse relatório. O fato é que o Brasil é o nosso principal parceiro estratégico na América Latina e que a França conserva, há décadas, relações de cooperação diárias, estreitas e amigáveis com as Forças Armadas brasileiras.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum