Impeachment: Líder republicano diz que Trump tem responsabilidade no ataque ao Congresso dos EUA

Ao menos seis parlamentares do partido do presidente já se rebelaram e anunciaram que vão votar a favor do impedimento do mandatário

O parlamentar republicano Kevin McCarthy, líder da Minoria na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, afirmou que o presidente não-reeleito Donald Trump tem responsabilidade no ataque realizado contra o Congresso dos EUA, na última quarta-feira, durante votação do pedido de impeachment apresentado contra o mandatário.

“O presidente é responsável pelo ataque de quarta-feira ao Congresso por baderneiros. Ele deveria ter denunciado imediatamente a turba quando viu o que estava acontecendo. Esses fatos exigem ação imediata do presidente Trump”, afirmou McCarthy.

Apesar de reconhecer que a ação foi “antidemocrática, antiamericana e criminosa”, o líder republicano se posicionou contra o impeachment dizendo que isso dividiria mais o país.

O reconhecimento da responsabilidade de Trump sobre a invasão por parte de McCarthy acontece em meio a uma reação interna no Partido Republicano. Segundo a CNN, ao menos seis parlamentares do partido do presidente já declararam que irão votar a favor do impeachment.

“Não há desculpas para as ações do presidente Trump. O presidente jurou defender a Constituição contra todos os inimigos, estrangeiros e domésticos. Na semana passada, houve uma ameaça doméstica na porta do Capitol, e ele não fez nada para impedi-la. É por isso que com o coração pesado e resolução clara, votarei sim”, revelou o republicano Dan Newhouse.

A expectativa é que o pedido seja aprovado com facilidade na Câmara baixa, com o apoio de democratas e de alguns republicanos. O 45º presidente vai se tornar o primeiro na história do país a ser submetido ao julgamento político duas vezes.

No texto, assinado por mais de 200 parlamentares democratas, o presidente é apontado como uma ameaça à segurança nacional e à democracia por ter incitado a insurreição contra o Capitólio.

A presidenta da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, fez um duro discurso na abertura da sessão. “Sabemos que o presidente dos Estados Unidos incitou uma insurreição, uma rebelião armada contra nosso próprio país. Ele deve ir embora, ele é um perigo claro para a nação que todos amamos”, disse.

Assista:

Com informações da CNN Internacional

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR