segunda-feira, 21 set 2020
Publicidade

Irã nomeia vice das Forças Quds para substituir Soleimani

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, nomeou nesta sexta-feira (3) o general Esmail Ghaani, vice-comandante das Forças Quds, braço da Guarda Revolucionária, para substituir Qassem Soleimani. Ghaani se tornou vice do grupo em 1977, quando Soleimani foi alçado como principal comandante militar do país.

Substituição vem após o assassinato de Soleimani pelos Estados Unidos, durante bombardeio na noite desta quinta-feira (2) ao aeroporto de Bagdá, no Iraque. Em seu comunicado à mídia estatal, Khamenei informou que o programa da força “permanecerá inalterado em relação ao período de seu antecessor”.

Ghaani foi citado pela mídia iraniana dizendo, em 2017, que “as ameaças [de Donald Trump] contra o Irã vão trazer danos à América… Nós enterramos muitos… como Trump e sabemos como lutar contra a América”.

No Twitter, Khamenei já havia dito que se compromete a “vingar” a morte de Soleimani. “O martírio é a recompensa por seu trabalho incansável durante todos estes anos (…) Se Deus quiser, sua obra e seu caminho não vão parar aqui e uma vingança implacável espera os criminosos que encheram as mãos com seu sangue e a de outros mártires”, escreveu.

 

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.