Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
26 de dezembro de 2018, 08h42

Japão vai retomar a caça de baleias para fins comerciais, apesar de proibição internacional

País anunciou que vai deixar a Comissão Baleeira Internacional (IWC, na sigla em inglês) e retomar a caça comercial do mamífero em julho de 2019

O Japão vai deixar a Comissão Baleeira Internacional (IWC, na sigla em inglês) e retomar a caça comercial de baleias em julho de 2019. A prática foi banida pela IWC em 1986, depois que algumas espécies foram quase extintas.

De acordo com a BBC, o porta-voz do governo, Yoshihide Suga, a caça comercial de baleias estaria restrita às águas territoriais japonesas e às zonas econômicas, excluindo as águas da Antártida e no hemisfério sul.

Autoridades do Japão, que é membro da IWC desde 1951, dizem que comer baleias é parte da cultura local. Nos últimos 30 anos, o país asiático tem capturado baleias, como parte de seu programa científico, autorizado pela IWC como uma exceção ao banimento.

Hoje algo entre 200 e 1,2 mil baleias por ano dos mamíferos são abatidos com fins científicos e podem ter a carne posteriormente vendida.

Para grupos de conservação ambiental, a medida terá sérias consequências. A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Marise Payne, e a ministra do Meio Ambiente, Melissa Price, disseram estar “extremamente desapontadas” com a decisão do Japão.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum