Joe Biden vence na Geórgia e chega a 306 delegados nos EUA

Com o resultado, Biden consegue o mesmo número de delegados que Trump conquistou em 2016

Joe Biden e Kamala Harris (Reprodução/Facebook)
Escrito en GLOBAL el

A rede de notícias CNN atualizou as projeções das eleições dos Estados Unidos nesta sexta-feira (13) e chancelou a vitória do democrata Joe Biden em mais dois estados: Arizona e Geórgia. Com a última atualização, o placar final ficou em 306 para Biden e 232 para o atual presidente Donald Trump, republicano.

Depois de uma apuração tumultuada, com tentativas de Trump de impedir o fim da contagem, o democrata conseguiu um número de representantes no Colégio Eleitoral idêntico ao que o republicano havia conquistado em 2016, contra Hillary Cinton.

Segundo informações da CNN, um candidato do Partido Democrata não vencia na Geórgia desde 1992, com Bill Clinton.

Ao final da aputação, Biden conseguiu conquistas cinco estados que haviam votado majoritariamente em Trump em 2016: Geórgia, Arizona, Wisconsin, Michigan e Pensilvânia.

O democrata conquistou 10 dos 15 estados que eram classificados como decisivos para definir o presidente eleito. Além dos já citados, ele venceu Colorado, Minnesota, Nova Hampshire, Virgínia e Nevada.

Trump ficou com Flórida, Texas, Carolina do Norte, Ohio e Iowa.

Voto popular

Biden ainda conquistou a maioria do voto popular, com 50.8% do apoio do eleitorado. Trump teve 47.4%.

Reconhecimento

Apesar da vitória de Biden consolidada segundo as projeções da mídia, o atual presidente segue sem reconhecer o resultado.

Nesta sexta, foi a vez da China parabenizar o democrata pelo triunfo. No Brasil, o governo do presidente Jair Bolsonaro segue sem aceitar a derrota do "ídolo" Trump.