Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de fevereiro de 2020, 08h07

Jornalista argentina é alvo de sexismo de ex-ciclista belga: “Faz frio na Argentina?”

Sven Spoormakers, ex-ciclista e hoje jornalista, foi alvo de críticas por expor em seu Twitter uma foto da repórter argentina Belén Mendiguren com um comentário sexista sobre seus seios

Reprodução/Twitter

Um caso de machismo e sexismo chamou a atenção nas redes sociais latino-americanas e europeias nos últimos dias. Na última quinta-feira (2), o ex-ciclista belga Sven Spoormakers, que hoje é jornalista, publicou em seu Twitter uma foto da repórter argentina da ESPN, Belén Mendiguren, entrevistando um ciclista em uma competição na Argentina.

Na imagem, Mendiguren aparece usando uma camiseta regata justa. Spoormakers, então, desferiu o seguinte comentário: “Faz frio na Argentina?”, em uma clara alusão sexista aos seios da jornalista.

A postagem de Spoormakers gerou revolta entre seus fãs, jornalistas e internautas no geral. A jornalista esportiva australiana Sophie Smith, por exemplo, publicou em suas redes sociais: “Sério? Por favor, me diga que isso é um erro de tradução e que você não objetificou publicamente a uma jovem repórter”.

“Deixe-me dizer que ela faz exatamente o mesmo trabalho que você, mas que ele tem que trabalhar e resistir duas vezes mais por coisas assim”, completou a australiana.

O ex-ciclista belga, então, respondeu com mais sexismo: “Se eu entrevistar um atleta com minhas bolas do lado de fora, também estaria brincando sobre isso”.

Smith, por sua vez, rebateu: “Então é culpa dela o fato de você não parar de olhar para seus seios? O que você quer que eu faça, use um saco de batatas para não ficar excitado?”.

Depois, foi a vez da própria jornalista argentina, Belén Mendiguren, alvo do comentário sexista, responder. “Isso o que você acha divertido faz parte de uma engrenagem sexista que machuca muito as mulheres”.

Após a repercussão negativa da postagem, o jornalista belga resolveu se desculpar. “O que deveria ser um comentário engraçado acabou sendo ofensivo para muitas pessoas. Isso foi um julgamento ruim. Sinto muito”.

Mendiguren, desta vez, porém, não respondeu.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum