Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de fevereiro de 2019, 12h56

Lado B | Edição Nº 12 – Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, oculta bens; a semana em Brasília; Venezuela e o referendo de Cuba

Fique bem informado, conheça a newsletter da Fórum. Quem é #sóciofórum recebe a Lado B todos os dias por volta da meia-noite. Ainda não é sócio? Fique agora, clique aqui. Confira a edição enviada aos sócios 00h00 desta segunda-feira (25). 

Se você ainda não pode ficar sócio, cadastre-se e receba gratuitamente por 15 dias. Clique aqui.

Exclusivas 

A semana em Brasília

Para não perder o bonde em torno da discussão da Reforma da Previdência, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), prometeu que nesta semana a Casa deve instituir a comissão especial para adiantar a discussão da Reforma, enquanto a tramitação da proposta caminha na Câmara dos Deputados.

Para a próxima terça-feira (26) está prevista audiência pública com o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, para falar sobre as políticas do governo na área, a partir das 11h30, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Damares na ONU

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, discursa nesta segunda-feira (25) no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo organizações não governamentais que participarão da sessão em Genebra ela deverá ser cobrada pelo posicionamento do governo em relação ao assassinato de Marielle Franco, Brumadinho, política indígena e suas declarações polêmicas.

Reforma constitucional em Cuba

Neste domingo (24), milhões de cubanos estiveram em um dos 25 mil colégios eleitorais em toda a ilha, das 7h às 18h para referendar a nova constituição do país. Até às 14h, já tinham comparecido às urnas 6,7 milhões de pessoas, o que representava 74,09% do total de eleitores (8,6 milhões). Vale lembrar que o voto em Cuba é facultativo. “As pessoas querem que Cuba continue sendo cubana, que não seja um apêndice de Miami. E essa é a renovação que estamos fazendo, para que permaneçam os direitos e o que a revolução de Fidel e Raúl conquistou para a maioria dos cubanos”, disse o jornalista cubano Iroel Sánchez em entrevista à Fórum.

Cuba na vanguarda social do mundo

O colunista da Fórum Felipe Pena escreve sobre a votação da nova constituição cubana. “Para os que desconhecem o sistema político do país e o acusam de ser uma ditadura, vale lembrar que as listas de representantes do povo são escolhidas nos bairros e todos prestam contas regularmente aos eleitores”, diz ele. “Trata-se de um processo mais popular e democrático do que o dos principais sistemas representativos capitalistas do mundo.”

De hoje

Os bens ocultos de Davi Alcolumbre

Reportagem de Ranier Bragon e Camila Mattoso, na edição desta segunda-feira (25) da Folha de S.Paulo, informa que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP) ocultou da Justiça Eleitoral pelo menos cinco terrenos e duas casas adquiridadas em Macapá, capital do Amapá, desde o início da sua carreira política, no final dos anos 1990. Alcolumbre teve o apoio do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM/RS), na eleição da Casa com a missão de “tratorar” a pauta em prol dos projetos do governo Jair Bolsonaro (PSL).

Ainda vale a pena….

Nesta seção destacamos matérias que circularam na Fórum durante o dia de ontem, mas que merecem ser lidas.

Bernie Sanders X Roger Waters

O senador norte-americano Bernie Sanders, do partido Democrata, defendeu neste domingo (24) no Twitter que o presidente venezuelano Nicolás Maduro deveria permitir a entrada de caminhões com ajuda humanitária nas fronteiras com o Brasil e Colômbia.

Na sequência, foi enquadrado pelo músico britânico Roger Waters, ex-Pink Floyd e um dos apoiadores do movimento Hands off Venezuela (Tire as mãos da Venezuela), em defesa da soberania do país latino-americano.

“Bernie, você está de brincadeira! Se você compra a linha de Trump, Bolton, Abrams, Rubio, ‘intervenção humanitária’ e conspira para a destruição da Venezuela você não pode ser um candidato confiável para a presidência dos Estados Unidos. Ou talvez possa, talvez você seja o fantoche perfeito para o 1%”, disparou Waters.

Mais cedo, Waters publicou um vídeo em apoio a Venezuela em sua conta no Twitter, onde canta a emblemática canção de protesto “We Shall Overcome”.

Stedile na Venezuela

O dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e articulador da Via Campesina Internacional, João Pedro Stedile, disse que os movimentos sociais do Brasil e da Colômbia estarão na fronteira em defesa dos interesses latino-americanos. Stedile participa da Assembleia Internacional dos Povos (AIP), que acontece entre os dias 24 e 27 de fevereiro, em Caracas, que reúne delegações de 85 países.

O editor da Fórum, Renato Rovai, participa do evento. Na terça (26), ele ministra uma palestra sobre comunicação e as mudanças no ecossistema informativo nos últimos anos com a internet.

Outro lado

O jornalista venezuelano Carlos Aznárez desmonta as tentativas da mídia internacional de gerar um grande fato no país, com a entrada da propalada “ajuda humanitária”. Segundo ele, a manifestação do “Dia D” se limitou a “um pequeno grupo agressivo de bandidos contratados”. Aznárez conta que “uma ‘onda vermelha’ cobriu a avenida Urdaneta de uma ponta à outra, em Caracas, para ouvir o presidente Nicolás Maduro e mostrou ao mundo que a Venezuela, além de viver em paz e normalidade, conta com milhões de pessoas que estão construindo o escudo que protege esse enorme processo libertador”.

Equívoco?
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse neste domingo (24) que a falsa informação de que ele teria mestrado em Direito Público pela Universidade de Yale foi veiculada por um “equívoco” de sua assessoria. O título apareceu pela primeira vez em 2012, no artigo “Privatização, ainda que tardia” de Salles para a Folha de S.Paulo. Depois, foi incorporado ao seu currículo e era citado nas emissoras de TV onde ele dava entrevista. No entanto, ao entrar em contato com a universidade norte-americana – uma das mais bem conceituadas do mundo – o site The Intercept descobriu que Salles nunca esteve entre os alunos.

Da vizinhança

Nesta seção indicamos leituras de sites que fazem parte desta enorme galáxia da internet, como bem definiu Castells.

Um dia na fronteira

O jornalista André Vieira, do Brasil de Fato, passou o sábado na fronteira do Brasil e Venezuela, em Pacaraima (RR). “Pela manhã, a cidade recebeu a chegada da comitiva do chanceler brasileiro acompanhada do representante diplomáticos dos Estados Unidos e da enviada por Juan Guaidó. Eles deram declarações sobre a operação de entrega da suposta ajuda humanitária”, conta. “O dia, prometido pelos opositores de Nicolás Maduro como um dia chave, terminou nesta fronteira sem o cruzamento de nenhuma suposta ajuda humanitária.”


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags