O que o brasileiro pensa?
11 de março de 2020, 19h00

Lei seca: Itália determina fechamento de bares contra coronavírus

O país é o segundo com o maior número de casos de Covid-19 no mundo e anunciou novas medidas para tentar frear avanço da doença

O primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte (foto: Divulgação/União Europeia)

O primeiro ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou nesta quarta-feira (11) novas restrições à circulação de pessoas com o objetivo de conter a crise do coronavírus. O país é o segundo com o maior número de casos confirmados e o que mais apresenta crescimento.

A medidas tomadas nesta quarta aprofundam as restrições anunciadas na segunda-feira, que já previam a proibição de locomoção de uma cidade para outra – com exceção de motivo de trabalho, de saúde ou de assistência a parentes doentes – , o fechamento de bares a partir das 18h e o cancelamento de aulas em universidades e escolas.

A partir de agora todos os estabelecimentos que não puderem garantir a distância de 1 metro entre clientes também não poderão abrir as portas, o que inclui salões de beleza e bares. Além disso, todo o comércio deve ficar fechado, com exceção de supermercados e farmácias.

As determinações tem validade até o dia 25 de março. “Para obter uma resposta eficaz dessas medidas teremos que esperar algumas semanas”, disse em pronunciamento à nação.

Números de quarta-feira apontam que há 12.462 casos confirmados de Covid-19 e 827 mortes causadas em decorrência da doença.

Pandemia

Nesta quarta-feira, a OMS declarou que o mundo vive uma pandemia de Coronavírus. De acordo com o mais recente balanço do órgão, há mais de 113,7 mil casos em 114 países e 4.012 pessoas morreram.

Pressões econômicas

O governo italiano foi bastante criticado por demorar a tomar medidas mais duras contra o avanço do coronavírus, que começou a se espalhar na região da Lombardia. Segundo a documentarista brasileira Astrid Lima, que vive desde 1993 no país, a demora aconteceu aconteceu por pressões econômicas.

Coronavírus no Brasil

Segundo dados do Ministério da Saúde, já são 52 casos confirmados de Covid-19 no Brasil. São Paulo é o estado com o maior número de casos (30), seguido pelo Rio de Janeiro (13).

Com informações da Ansa Brasil

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum