domingo, 27 set 2020
Publicidade

Líder em votos, Sanders aparece em segundo em parcial das prévias do estado de Iowa

Números divulgados pelo comitê do estado de Iowa do Partido de Democrata colocam o senador Bernie Sanders em segundo lugar no número de delegados obtidos no caucus realizado na noite de segunda-feira (3). Apesar de aparecer com maior número de votos que Pete Buttigieg, o ex-prefeito de South Bend teria obtido mais representantes eleitos segundo parcial.

Com 62% dos resultados apurados, o senador aparece com 28,2% dos votos, enquanto Buttigieg possui 27%. Devido ao modelo “caucus” adotado pelo estado de Iowa, o ex-prefeito levaria 26.9% dos 41 delegados eleitos por Iowa e Sanders, 25,1%.

A senadora Elizabeth Warren conseguiria 18,3% dos delegados e o ex-vice-presidente Joe Biden apenas 15,6%. Amy Klobuchar (12,6%), Andrew Yang (1%) e Tom Steyer (0,3%) são os demais candidatos que pontuam no caucus.

A apuração dos resultados foi marcada por problemas que supostamente foram causados por um erro no aplicativo usado pelo partido para realizar a eleição. Segundo a direção do Partido Democrata em Iowa, existiam “inconsistências no envio dos números” para a central de informações.

As prévias em Iowa marcam o início do processo de escolha do candidato do Partido Democrata que enfrentará Donald Trump em novembro, e tentará evitar sua reeleição.

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.