Lula publica foto de encontro com pai de Assange: "herói da liberdade de imprensa e deveria estar livre"

Lula ressalta que Assange não cometeu nenhum crime. "Fez apenas jornalismo, revelando informações importantes para o mundo"

Julian Assange e Lula com o pai do jornalista, John Shipton (Foto: Imagem 1 Wikipedia / Foto 2 Ricardo Stuckert)
Escrito en GLOBAL el

O ex-presidente Lula (PT) foi às redes sociais nesta terça-feira (21) prestar solidariedade ao jornalista Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que sofreu um AVC no dia 11 na prisão de Belmarsh, no Reino Unido, após anúncio de uma decisão que pode resultar em sua extradição aos Estados Unidos, onde é procurado por uma suposta “conspiração para obter e divulgar informações da defesa nacional”.

No tuite, Lula divulgou uma foto inédita do encontro que teve em novembro com John Shipton, pai de Assange.

"Assange é um herói da liberdade de imprensa e deveria estar livre.A perseguição contra ele, sua prisão e ameaça de extradição deveriam causar indignação em todos os democratas do mundo", escreveu o petista, que também é signatário de uma carta do Grupo de Puebla pedindo liberdade ao jornalista.

Lula ressalta que Assange não cometeu nenhum crime. "Fez apenas jornalismo, revelando informações importantes para o mundo. Deveria ser solto, as acusações contra ele derrubadas e permitirem que ele viva em paz após anos de uma prisão injusta".

https://twitter.com/LulaOficial/status/1473293982478352388