Fórumcast, o podcast da Fórum
23 de agosto de 2019, 09h50

Macron chama Bolsonaro de mentiroso e anuncia retaliação comercial

O presidente francês diz ser contra que a Europa assine acordo com o Mercosul após crime ambiental na Amazônia

Foto: Clauber Cleber Caetano/Presidência da República

A postura de Jair Bolsonaro diante do crime ambiental na Amazônia promete causar danos irreparáveis à imagem internacional do Brasil. Emmanuel Macron, presidente da França, afirmou que o brasileiro “mentiu” a respeito de seus compromissos com o meio ambiente.

Além disso, anunciou que, nessas condições, a França se opõe ao polêmico tratado de livre comércio entre União Europeia e Mercosul.

O Facebook silenciou a Fórum. Censura? Clique aqui e nos ajude a lutar contra isso

“Dada a atitude do Brasil nas últimas semanas, o presidente da República só pode constatar que o presidente Bolsonaro mentiu para ele na cúpula (do G20) de Osaka”, afirmou, acrescentando que “o presidente Bolsonaro decidiu não respeitar seus compromissos climáticos nem se comprometer com a biodiversidade”.

Macron concluiu: “Nestas circunstâncias, a França se opõe ao acordo do Mercosul”.

Pressão

Em meio à pressão pelo crescente número de queimadas na Amazônia, Macron, declarou, nesta quinta-feira (22), que a cúpula do G7 precisa discutir os incêndios na região. O encontro está previsto para este fim de semana, em Biarritz, no sudoeste francês.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum