Fórum Educação
23 de agosto de 2019, 09h50

Macron chama Bolsonaro de mentiroso e anuncia retaliação comercial

O presidente francês diz ser contra que a Europa assine acordo com o Mercosul após crime ambiental na Amazônia

Foto: Clauber Cleber Caetano/Presidência da República

A postura de Jair Bolsonaro diante do crime ambiental na Amazônia promete causar danos irreparáveis à imagem internacional do Brasil. Emmanuel Macron, presidente da França, afirmou que o brasileiro “mentiu” a respeito de seus compromissos com o meio ambiente.

Além disso, anunciou que, nessas condições, a França se opõe ao polêmico tratado de livre comércio entre União Europeia e Mercosul.

O Facebook silenciou a Fórum. Censura? Clique aqui e nos ajude a lutar contra isso

“Dada a atitude do Brasil nas últimas semanas, o presidente da República só pode constatar que o presidente Bolsonaro mentiu para ele na cúpula (do G20) de Osaka”, afirmou, acrescentando que “o presidente Bolsonaro decidiu não respeitar seus compromissos climáticos nem se comprometer com a biodiversidade”.

Macron concluiu: “Nestas circunstâncias, a França se opõe ao acordo do Mercosul”.

Pressão

Em meio à pressão pelo crescente número de queimadas na Amazônia, Macron, declarou, nesta quinta-feira (22), que a cúpula do G7 precisa discutir os incêndios na região. O encontro está previsto para este fim de semana, em Biarritz, no sudoeste francês.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum