sexta-feira, 23 out 2020
Publicidade

Maduro participa de reunião oficial com o Secretário Geral da ONU

Conversa entre o presidente venezuelano e o diplomata português António Guterres aconteceu por videoconferência e teve como principal tema a criação de um fundo especial para comprar medicamentos e alimentos a países necessitados

Em meio às sessões da 75ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), o secretário-geral da entidade, o diplomata português António Guterres), vem realizando algumas reuniões em paralelo com alguns chefes de estado, e uma delas, ocorrida nesta quinta-feira (24), teve como interlocutor o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

A conversa entre Maduro e Guterres ocorreu por meio de videoconferência, já que o secretário-geral está em Nova York e o mandatário sul-americano continua em Caracas – como ocorreu com todos os demais chefes de Estado, seu discurso na Assembleia, emitido nesta quarta-feira (23), foi pré-gravado e transmitido posteriormente.

Entre os principais temas abordados pelas duas autoridades estão a necessidade de um esforço em conjunto entre os países para uma melhor distribuição de vacinas contra o coronavírus, para que esta chegue ao maior número possível de pessoas, especialmente as economicamente mais vulneráveis. Este problema foi considerado por ambos como um dos grandes desafios atuais do multilateralismo.

Também participaram da reunião o chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, e o embaixador venezuelano na ONU, Samuel Moncada.

Maduro também aproveitou a conversa para apresentar ao secretário-geral sua proposta de criar um fundo rotativo através da ONU para compras públicas de remédios e alimentos que estejam disponíveis para todos os Estados membros, para que sejam usados no combate às necessidades das populações mais pobres dos países.

Finalmente, o presidente da Venezuela aproveitou o encontro para ressaltar seu convite formal para que a ONU envie uma missão especial de observação das eleições legislativas, que serão realizadas no país no dia 6 de dezembro.

Victor Farinelli
Victor Farinelli
Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos, há 15 anos é correspondente na Argentina (2004 e 2005) e no Chile (desde 2006).