Maduro se impõe e diz que não tem coronavírus na Venezuela

Ainda assim, o presidente venezuelano afirmou que as autoridades de saúde do país estão em contato permanente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e se preparam para agir diante de alguma eventualidade

Foto: Talita Cavalcante Soares/Agência Brasil
Escrito en GLOBAL el

Durante um ato realizado em Caracas, o presidente venezuelano Nicolás Maduro mostrou certo orgulho ao dizer que, diante de tantos casos de propagação do coronavírus, “a Venezuela não tem nenhum caso até agora, todas as suspeitas que pareciam ter essas características, sintomas similares, foram descartados”.

Uma das razões que Maduro levantou para explicar o sucesso do país, ao menos até o momento, é a presença dos médicos cubanos. “A Venezuela iniciou uma jornada intensa de prevenção e proteção do nosso país para enfrentar o coronavírus, que é garantida graças a que o nosso sistema conta com uma grande dotação de médicos da nação irmã de Cuba, e também porque destinamos recursos necessários para lidar com os casos”, afirmou.

Em seguida, o mandatário admitiu que, cedo ou tarde, o vírus acabará chegando ao seu país. “Devemos ter a consciência plena de que um vírus destas características não respeita fronteiras, e estar preparados para que ele não afete a população venezuelana”, comentou.

Também sobre a estrutura de saúde do país, Maduro disse que “temos 46 hospitais a nível nacional que foram reacomodados para a atenção direta desse vírus, e ordenamos que os testes possam ser feitos gratuitamente em todas as capitais dos estados”.

O presidente afirmou que as autoridades de saúde do país estão em contato permanente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e se preparam para agir diante de alguma eventualidade. Além disso, pediu à população que tenha “união, compreensão e serenidade, reiterando que o mais importante é proteger a nação”.

Temas