Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
31 de dezembro de 2019, 10h09

Manifestantes tentam invadir embaixada dos EUA no Iraque

Invasão vem após ataques americanos ao grupo iraquiano na noite do último domingo (29), deixando 25 mortos

Manifestantes na embaixada americana de Bagdá (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Manifestantes iraquianos, apoiados pelo Irã, tentam invadir a embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, no Iraque, nesta terça-feira (31). Reação vem após ataques americanos ao grupo na noite do último domingo (29), deixando 25 mortos. De acordo com a agência de notícias Efe, os manifestantes incendiaram parte do muro da sede diplomática, além de algumas cabines e torres de vigilância.

Seguranças do local tentaram dispersar o grupo com gás lacrimogêneo. No entanto, de acordo com um funcionário do Ministério do Interior do Iraque, nem o embaixador nem os funcionários dos EUA estavam dentro do edifício.

A sede da embaixada dos EUA na capital iraquiana fica na Green Zone, área restrita para militares, membros do governo e diplomatas. Com o êxito da invasão ao local, manifestantes passaram a entoar frases contra os EUA e montaram barracas em frente à Embaixada americana, onde também hastearam bandeiras do Itaque e da Multidão Popular.

No Twitter, o presidente Donald Trump acusou o Irã de “orquestrar” a invasão e pediu ao Iraque que proteja as instalações diplomáticas de seu país.

“Agora o Irã está orquestrando um ataque contra a embaixada dos EUA no Iraque. Eles serão totalmente responsabilizados. Além disso, esperamos que o Iraque use suas forças para proteger a embaixada”, escreveu.

Confira:


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum