Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
03 de fevereiro de 2020, 16h08

Mesmo quando eleitor é informado que Sanders é socialista ele vence Trump

Levantamento mostra que o fator "socialismo" não influencia negativamente nas intenções de voto do senador

Reprodução/Instagram

Uma pesquisa revelada pelo think tank Data for Progress na sexta-feira (31) mostra que o fato do senador Bernie Sanders se reivindicar socialista não altera muito a percepção do eleitorado sobre ele em uma provável disputa direta contra o presidente Donald Trump. Sanders aparece como favorito para vencer as primárias do Partido Democrata, que se iniciam nesta segunda-feira (3) em Iowa.

Segundo reportagem de Matthew Yglesias, do Vox, o instituto Data for Progress realizou três levantamentos através da plataforma Lucid com diferentes questionamentos sobre um cenário eleitoral em que Sanders e Trump rivalizam.

Para “testar” o que pode pesar contra o senador no confronto, cada pesquisa trazia a pergunta apresentada aos eleitores de uma maneira:

1) “Se a eleição presidencial dos EUA em 2020 fosse realizada hoje, em quem você votaria se os candidatos fossem Bernie Sanders e Donald Trump?”

2) “Se a eleição presidencial dos EUA em 2020 fosse realizada hoje, em quem você votaria se os candidatos fossem o democrata Bernie Sanders e o republicano Donald Trump?”

3) “Se a eleição presidencial dos EUA em 2020 fosse realizada hoje, em quem você votaria se os candidatos fossem a democrata Bernie Sanders, que quer tributar a classe bilionária para ajudar a classe trabalhadora, e o republicano Donald Trump, que diz que Sanders é um socialista que apóia a aquisição pelo governo de serviços de saúde e fronteiras abertas?”

Nas pesquisas 1 e 3 Sanders aparece com a mesma pontuação – 47% – demonstrando que o fator “socialismo” talvez não seja o maior obstáculo para o senador. Trump oscila de 41% para 42% entre a primeira e a última.

O fator que mais afeta o pré-candidato segundo o levantamento é o Partido Democrata. No cenário 2, ele aparece com 45% contra 43% do republicano.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum