quarta-feira, 30 set 2020
Publicidade

México anuncia criação de campos de refugiados

O governo do México, comandado por Andrés Manuel López Obrador, anunciou nesta sexta-feira (21) que vai construir quatro campos de refugiados no país com empréstimos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Com cerca de 50 mil pessoas à espera de asilo, Maximiliano Reyes Zúñiga, responsável pela América Latina no ministério de Relações Exteriores, anunciou que iniciou um processo para conseguir cerca de 20 milhões de dólares com o BID para realizar a cosntrução de campos de refugiados.

Esse campos vão seguir o modelo adotado por países europeus e pretende transformar “estações migratórias” em “campos de refugiados”. Dois desses vão ser montados na fronteira com a Guatemala (no Sul), na cidade de Tapachula, em Chiapas, e outros dois na fronteira com os EUA (Norte), em Tijuana, na Baixa Califórnia, e Ciudad Juárez, em Chihuahua.

Segundo a agência Sputinik, durante os cinco primeiros meses do ano, a Comissão Mexicana de Atenção ao Refugiado (Comar) recebeu mais de 24.000 solicitações de asilo, que se somam a outras 30.000 pendentes dos anos anteriores.

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.