México defende bloco "semelhante a União Europeia" para América Latina

Líderes regionais se reuniram na cúpula da Celac neste sábado, na Cidade do México

Chefes de Estado presentes na cúpula da Celac, no México | Foto: Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

Por Thales Schmidt, do Brasil de Fato

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, defendeu hoje (18), que América Latina, Estados Unidos e Canadá devem abrir um “processo de integração econômica” similar à União Europeia, para impulsionar as economias da regiões, reduzir desigualdades e enfrentar crises, de saúde e de outras naturezas. A proposta foi feita na abertura da 6ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados da América Latina e do Caribe (Celac), neste sábado (18), na Cidade do México.

“Deveríamos construir no continente americano algo similar ao que foi a Comunidade Econômica que deu origem a atual União Europeia”, afirmou López Obrador. O anfitrião do encontro também disse que a Celac pode ser o "principal instrumento para consolidar as relações entre nossos países latino-americanos e caribenhos e alcançar o ideal de integração econômica com os Estados Unidos e Canadá."

O encontro reuni pelo menos 12 presidentes da região e marca um esforço da diplomacia mexicana para construir alternativas à Organização dos Estados Americanos (OEA), bloco liderado pelos Estados Unidos. Em janeiro, o Brasil deixou a Celac.

Confira a reportagem na íntegra no Brasil de Fato