Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de janeiro de 2020, 11h55

Milhões de indianos fazem greve contra privatização de estatais e recursos naturais

Mais de 250 milhões de trabalhadores, coordenados por 10 sindicatos, além de estudantes estão nas ruas das principais cidades indianas contra a política neoliberal e exigem aumento do salário mínimo e das pensões pagas aos aposentados

Trabalhadores protestam nas ruas de Haryana, na Índia (Foto: Partido Comunista Indiano/Twitter)

Milhões de indianos iniciaram uma greve nesta quarta-feira (8) para protestar contra a política neoliberal “contra os trabalhadores e o povo” conduzida pelo primeiro-ministro indiano Narendra Modi.

Segundo informações da Agência France Presse, mais de 250 milhões de trabalhadores, coordenados por 10 sindicatos, além de estudantes realizam protestos contra a política de privatização das empresas estatais e dos recursos naturais e exigem aumento do salário mínimo e das pensões pagas aos aposentados.

Os serviços de ônibus e trens, assim como os bancos estaduais, foram os mais afetados pelo movimento nacional de greve, mesmo diante da ameaça do governo com retenções de salário e sanções disciplinares.

No estado de Bengala Ocidental, os trabalhadores bloquearam ferrovias e estradas. Nesta terça-feira (7), o Escritório de Estatísticas do Governo anunciou que o crescimento anual diminuiria para 5% em 2020, o menor em 11 anos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum