Fórumcast, o podcast da Fórum
20 de setembro de 2019, 11h31

Milhões de pessoas vão às ruas em mais de 5 mil atos em 150 países na Greve Mundial pelo Clima

A Greve pelo Clima tem origem no "Fridays For Future", que ganhou repercussão com a adolescente sueca de 16 anos Greta Thunberg, que desde 2018 falta às aulas nas sextas-feiras para protestar pelo clima. Confira a lista dos atos no Brasil

Ato pelo clima em Berlim (Reprodução/Twitter)

Milhões de pessoas já começaram a ocupar as ruas em mais de 5 mil protestos em 150 países na Greve Mundial pelo Clima, que está sendo realizada nesta sexta-feira (20).

As manifestações que exigem medidas concretas para frear as emissões de gás carbônico e combater o aquecimento global ocorrem um dia antes de começar a Cúpula pelo Clima, da Organização das Nações Unidas (ONU), que começa neste sábado (21) e vai até a segunda-feira (23), em Nova York.

No Twitter, a tag #ClimateStrike está entre os assuntos mais comentados desde o madrugada.

A Greve pelo Clima tem origem no “Fridays For Future” (Sextas-feiras pelo Futuro, em inglês), que ganhou repercussão com a adolescente sueca de 16 anos Greta Thunberg. Desde 2018, Greta falta às aulas nas sextas-feiras para protestar pelo clima. A iniciativa rendeu a indicação ao Prêmio Nobel da Paz e fez com que diversas outras greves se espalhassem pelo mundo.

Nesta sexta-feira, a garota está acompanhando entusiasmada as iniciativas por todo o mundo. “A mudança está chegando, quer você goste ou não. 1,4 milhão hoje em dia somente na Alemanha. #ClimateStrike”, tuitou Greta, em uma sequência de publicações com os atos pelo mundo.

Líder espiritual dos budistas tibetanos, Dalai Lama publicou uma mensagem na sua conta oficial do Twitter apoiando as manifestações. “Esta é provavelmente a geração mais jovem que tem sérias preocupações com a crise climática e seus efeitos no meio ambiente. Eles estão sendo muito realistas sobre o futuro. Eles veem que precisamos ouvir os cientistas. Nós devemos encorajá-los.”, afirmou.

Brasil
No Brasil, a maioria dos atos devem ganhar as ruas nesta tarde. Em Manaus (AM), haverá uma aula pública sobre a “Amazônia e Mudanças Climáticas”, no Largo São Sebastião, às 17h30.

Em São Paulo, capital, a mobilização começa a partir das 16h no vão do Masp, na Avenida Paulista. No Rio de Janeiro estão marcadas ao menos três atos, às 10h em frente à Alerj, às 14h30 no IFRJ Maracanã e às 16h na Praça XV.

Confira onde acontecem os atos no Brasil


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum