Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
03 de outubro de 2019, 18h10

Ministro do Meio Ambiente é alvo de mais um protesto fora do país

Manifestação feita pelo Greenpeace ocorreu em frente à embaixada do Brasil em Londres e deu sequência à onda de protestos que Ricardo Salles vem enfrentando em sua eurotrip

Foto: Greenpeace

Ricardo Salles não tem tido sossego em sua eurotrip. Depois de ser interpelado por ativistas em Paris, de ter uma reunião cancelada na Alemanha por conta de uma manifestação contra a sua presença e de ser recebido com protestos em Washington, dessa vez o ministro do Meio Ambiente se deparou com um protesto contra ele durante sua visita a Londres (Reino Unido).

Na capital britânica, Salles foi recebido por ativistas ambientais na porta da embaixada do Brasil na cidade. Houve manifestações também em frente ao local onde o ministro se encontrou com a secretária de Meio Ambiente do Reino Unido, Theresa Villiers. Os ativistas levaram imagens dos incêndios deste ano na Amazônia, que continua queimando, além de faixas e cartazes com as mensagens “Pare de Destruir a Amazônia” e “Defenda os Direitos Indígenas”.

“O presidente Bolsonaro e seu governo, incluindo especificamente o ministro Salles, mostram que não protegerão, por vontade própria, a Amazônia, nem respeitarão os direitos indígenas. Prova disso é que, enquanto Bolsonaro discursava para garimpeiros em Brasília, o Ministro aproveitava sua viagem na Europa para estreitar laços com mineradoras e petroleiras, numa clara demonstração do seu descaso com a proteção ambiental e a crise climática”, afirma Luiza Lima, da campanha de Políticas Públicas do Greenpeace, entidade que organizou a manifestação.

O ministro brasileiro está em viagem pela Europa para tentar reverter a imagem negativa causada pelas políticas anti-ambientais do governo Bolsonaro. Prova disso são as reuniões que Salles terá em Londres com empresas com interesses em mineração e combustíveis fósseis, além de executivos dos setores financeiro e farmacêutico.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum