O que o brasileiro pensa?
20 de março de 2020, 22h23

Montevidéu faz panelaço massivo contra novo presidente de direita com menos de um mês de governo

Luis Lacalle Pou tirou a Frente Ampla do poder, assumiu no dia 1º de março e decidiu, nesta semana, aumentar tarifas de água, luz e gás, em plena crise pelo coronavírus

Reprodução Twitter

Nesta semana, a população uruguaia lembrou o que é ter um governo de direita. O presidente Luis Lacalle Pou, que assumiu o cargo no dia 1º de março, decidiu aumentar as tarifas de água, luz e gás.

A medida foi tomada em plena crise do coronavírus, o que levou a uma reação de repúdio em Montevidéu. Evitando sair às ruas por causa da quarentena, a população decidiu fazer um barulhento panelaço na capital, em protesto contra os aumentos.

Vale lembrar que, durante a campanha eleitoral de 2019, Lacalle Pou chegou a ser comparado com o argentino Mauricio Macri, que também aumentou as tarifas desses serviços, em uma das suas primeiras medidas de governo, em 2015. Como resposta, o então candidato rechaçou a alusão e garantiu que não aumentaria as tarifas.

A vitória de Lacalle Pou em 2019 acabou com 15 anos seguidos de governos da Frente Ampla, e enfrenta seu primeiro ato de repúdio com apenas 20 dias de mandato.

Até agora, o Uruguai tem 94 casos confirmados de coronavírus, e nenhuma morte.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum