Mulher sobrevive após três dias em suporte para circulação sanguínea

Paciente teve falência cardíaca e foi mantida em sistema conhecido como ECMO até se recuperar

Uma paciente sobreviveu após ter falência cardíaca e passar três dias com circulação sustentada por uma bomba extracorporal na China. O vídeo da mulher e dos médicos contando o acontecido viralizou na imprensa local.

As informações são do Global Times, jornal oficial do governo chinês em língua inglesa. O vídeo teria sido compartilhado na plataforma Pear Video, utilizada pelos chineses para publicar e comentar vídeos curtos.

A mulher, de 23 anos, teve uma miocardite fulminante e foi internada em um hospital de Xi’an, na província de Shaanxi, noroeste da China. Segundo o Global Times, um dos médicos afirmou que hábitos ruins de sono teriam fragilizado a imunidade da paciente e facilitado o desenvolvimento de miocardite após ela contrair um resfriado.

A paciente foi mantida em ECMO, sistema de oxigenação por membrana extracorporal, desde domingo (26). O sistema, muito utilizado como técnica de suporte de vida ao redor do mundo, copia o funcionamento do corpo humano e permite a filtragem e circulação do sangue.

Na plataforma digital, o vídeo sobre o ocorrido ganhou notoriedade e mais de 20 mil respostas e comentários.

Avatar de Gabriella Sales

Gabriella Sales

Estudante de Jornalismo na ECA-USP e estagiária da Fórum.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR