Fórumcast #20
15 de abril de 2019, 18h42

Museu da História Natural de NY confirma cancelamento de evento com Bolsonaro

Na semana passada o museu já havia informado que era contra uma homenagem a Bolsonaro no local; decisão de hoje vem após o prefeito de Nova Iorque disparar contra o presidente brasileiro e apelar pelo cancelamento do evento: "Perigoso, racista e homofóbico

Foto: Alan Santos/Presidência

O Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque (EUA), divulgou um comunicado no final da tarde desta segunda-feira (15) informando que cancelou o evento da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos que teria Jair Bolsonaro como homenageado em maio.

“Em respeito mútuo pelo trabalho e pelos objetivos das nossas organizações individuais, concordamos em conjunto que o museu não é o melhor local para o jantar de gala da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Esse evento tradicional ocorrerá em outro local na data e hora originais”, diz a mensagem.

Na semana passada, em outro comunicado, o museu já havia se colocado contra a homenagem a Bolsonaro no local.

“O evento externo e privado em que o atual presidente do Brasil será homenageado foi agendado no Museu antes de a homenageada ser confirmada. Estamos profundamente preocupados e estamos explorando nossas opções”, dizia o primeiro posicionamento.

Um dia depois, no sábado (13), o prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio, apelou para que o museu cancelasse o evento e disparou contra o presidente brasileiro: “Perigoso, racista e homofóbico”.

Veja também:  Globo torce por privatizações de Bolsonaro e escala "especialistas" para falar sobre "eficiência"

O governo brasileiro ainda não se pronunciou sobre a decisão do museu estadunidense.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum