Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
21 de janeiro de 2020, 13h12

Na Itália, 40 mil manifestantes antifascistas cantam “Bella Ciao” contra Salvini

Canção foi hino antifascista durante a Segunda Guerra Mundial e resgatada pela série espanhola La Casa de Papel. Veja o vídeo aqui

Manifestação do Movimento dos Sardinhas em Bolonha, na Itália (Foto: YouTube)

Milhares de manifestantes do movimento antifascista conhecido como #6000Sardine (ou “6000 sardinhas”) cantaram em Bolonha, no último domingo (19), para demonstrar sua oposição ao partido Liga do Norte e seu líder, o político neofascista Matteo Salvini. Segundo os organizadores, cerca de 40 mil pessoas participaram do evento naquela cidade.

A jornada de manifestações convocadas pelos sardinhas se reproduziu neste fim de semana também em outras cidades da Itália como Florença, Rimini, Milão e Modena também com grande participação popular. O protesto em Bolonha teve maior repercussão devido a um vídeo mostrando a multidão cantando o hino antifascista “Bella Ciao” contra Salvini.

O movimento dos sardinhas foi criado em 2019 por quatro jovens ativistas antifascistas (Giulia Trappoloni, Mattia Santori, Roberto Morotti e Andrea Garreffaa), e tem sido a grande novidade política da Itália nos últimos meses. Suas manifestações recentes visam influenciar nas eleições regionais que o país viverá no próximo domingo, 26 de janeiro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum