O que o brasileiro pensa?
16 de junho de 2020, 18h06

“Negligência criminosa”: Venezuela aciona ONU contra governo Bolsonaro

Autoridades venezuelanas enviaram documento ao secretário-geral das Nações Unidas apontando que a postura de Bolsonaro diante do coronavírus é uma ameaça para toda a América Latina

Foto: Presidência da Venezuela/Fotos Publicas

O governo da Venezuela enviou uma carta ao secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, denunciando a postura do presidente Jair Bolsonaro diante da pandemia do coronavírus. A diplomacia venezuelana afirma que o governo brasileiro é um “inimigo” do combate à pandemia.

“Podemos afirmar, sem medo de estarmos equivocados, que o presidente Jair Bolsonaro e seu governo se converteram no pior inimigo dos esforços para derrotar a pandemia da Covid-19 na América Latina e no Caribe”, diz trecho do documento enviado pelo embaixador da Venezuela na ONU, Samuel Moncada.

O país afirma que o Brasil passa por uma situação de “catástrofe” e está a ponde de se tornar uma “bomba humanitária” com capacidade de afetar a todos os países da região e, por isso, solicita que a ONU faça um chamado às autoridades brasileiras.

“É doloroso ver como hoje [o governo do Brasil] está disperdiçando a oportunidade de liderar a luta para salvar milhões de vidas e, pelo contrário, está se convertendo em um gigantesco agente regressivo e destruidor”, diz outro trecho do comunicado, que também foi compartilhado com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom.

O chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, compartilhou a carta nas redes sociais. A negligência de Jair Bolsonaro no gerenciamento da pandemia ameaça toda a América do Sul. Por esse motivo, a Venezuela enviou uma comunicação ao Secretário-Geral da ONU para intervir e exortar as autoridades brasileiras a agir com responsabilidade perante o Covid-9″, tuitou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum