Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
03 de dezembro de 2019, 14h15

No Japão, loja usa crachás para identificar funcionárias menstruadas

Identificação foi alvo de queixas por parte das funcionárias e clientes, sendo algumas delas relacionadas a assédio

Foto: WWD Japão

A loja de varejo japonesa Daimaru distribuiu crachás para que suas funcionárias usem quando estão menstruadas. Cada identificação traz um desenho apelidado de “Miss Period”, ou “senhora menstruação”. A ideia por trás da política, segundo a empresa, é que funcionárias tenham ajuda adicional ou pausas mais longas durante a jornada de trabalho.

No entanto, a decisão de expor o período menstrual das funcionárias foi alvo de críticas no país asiático, principalmente por dar abertura a assédios. Ainda, muitos clientes reclamaram da iniciativa, fazendo com que a empresa repensasse sua política interna.

A loja decidiu implementar as identificações após uma de suas filiais em Umeda, importante distrito comercial e de entretenimento na cidade Osaka, criar os crachás para cerca de 500 funcionárias da seção de roupas femininas. A ideia, disse a porta-voz da empresa, Yoko Higuch, era “melhorar o ambiente de trabalho”.

Ela apontou ainda que alguns membros da equipe “não entendiam” o objetivo dos crachás ou estavam “relutantes” em usá-los. “Mas outros funcionários disseram que a identificação era positiva”, continuou. “Se você perceber que uma colega está menstruada, pode oferecer serviços menos pesados para ela ou sugerir que ela faça intervalos mais longos, e esse apoio seria mútuo”, afirma.

Com informações da BBC.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum