Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de outubro de 2019, 11h36

Nobel da Paz será anunciado nesta sexta; Lula, Greta, Papa Francisco e Raoni estão entre os indicados

A escolha pelo ex-presidente é defendida por Adolfo Pérez Esquivel, escultor e ativista de direitos humanos argentino, ganhador da premiação em 1980

Pérez Esquivel defende indicação de Lula - Foto: Ricardo Stuckert

O vencedor do Prêmio Nobel da Paz 2019 será divulgado nesta sexta-feira (11). Ao todo são 301 indicações, sendo 223 pessoas e 78 organizações. O ex-presidente Lula é um dos cotados, mas disputa com nomes como a ativista ambiental sueca, Greta Thunberg, o Papa Francisco e o cacique Raoni Metuktire, entre outros.

A escolha por Lula é defendida por um nome de peso: Adolfo Pérez Esquivel, escultor e ativista de direitos humanos argentino. Esquivel venceu o Nobel da Paz em 1980.

“Não sabemos o que pode ocorrer, mas seria muito importante que fosse outorgado a Lula. Seria o primeiro Prêmio Nobel do Brasil”, destacou.

Medicina

A temporada do Nobel começou com os prêmios científicos. Os norte-americanos William Kaelin e Gregg Semenza e o britânico Sir Peter Ratcliffe foram anunciados, nesta segunda-feira (7), como vencedores na categoria Medicina.

A pesquisa ganhadora procura entender como as células detectam e se adaptam à disponibilidade de oxigênio. Aplicações derivadas dessas descobertas já estão sendo feitas em tratamentos contra anemia e podem levar a estratégias para tratar alguns tipos de câncer.

O vencedor da categoria de Literatura será conhecido na quinta (10) e na sexta (11) será a vez do Nobel da Paz.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum