Nos 100 dias de governo, Biden dá a lição: tributar os superricos, diz Paulo Nogueira Batista Jr

Economista destaca que o presidente dos EUA fez discurso brilhante, tratado como fim da era neoliberal e a volta do Estado desenvolvimentista. Mas alerta que o neoliberalismo foi muito mais um triunfo ideológico e doutrinário do que na prática

Foto: Star Tribune (Reprodução)
Escrito en GLOBAL el

O economista Paulo Nogueira Batista Jr, que já foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (dos BRICS) e também diretor executivo no FMI, falou sobre a tradição política norte-americana da visita do presidente ao Congresso no 100° dia de mandato. O rito serve para mostrar o que já foi alcançado pela gestão e para orientar os rumos daquilo que ainda deve ser feito.

No caso do discurso que marcou os 100 dias do governo de Joe Biden, Nogueira afirma que as palavras do líder dos EUA foram interpretadas como uma ruptura com a era neoliberal, que para ele vigorou muito mais por aspectos ideológicos e como doutrina do que propriamente como um método posto em prática. Estaria, agora, tendo início uma nova era desenvolvimentista para a economia da maior potência do planeta.

Ainda de acordo o economista, o democrata deu a receita para acabar com o drama da arrecadação nas sociedades atuais: taxar os superricos. Confira o vídeo completo com a análise do ex-diretor do FMI e suas perspectivas e expectativas em relação à gestão de Biden, que está só começando.

https://www.youtube.com/watch?v=2fFX7yOXib8