O que o brasileiro pensa?
24 de junho de 2020, 14h13

Nuvem de gafanhotos que causa estragos na Argentina e no Paraguai se aproxima do Brasil

Ministério da Agricultura afirma que está monitorando o avanço dos insetos, mas não especificou nenhum plano de contingência contra a praga, que poderia atingir os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Nuvem de gafanhotos no norte da Argentina (foto: Misiones On Line)

Uma nuvem de gafanhotos que vem causando estragos em lavouras no Paraguai e na Argentina nos últimos dias se aproxima rapidamente da fronteira com o sul do Brasil e preocupa autoridades e agricultores.

O fenômeno foi identificado no fim de semana, quando provocou danos em plantações de milho, mandioca e cana-de-açúcar no sul do Paraguai, e logo chegou ao norte da Argentina, onde continuou gerando problemas.

O Ministério da Agricultura do Brasil assegura estar monitorando o avanço dos insetos, mas não informou sobre nenhum plano de contingência específico para enfrentar a praga, que poderia atingir algumas regiões dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo o engenheiro agrônomo argentino Héctor Medina, em entrevista à agência Reuters, a nuvem tem aproximadamente um quilômetro quadrado de extensão, o que significaria cerca de 40 milhões de insetos. O especialista também estima que eles são capazes de consumir uma quantidade de pasto equivalente ao que podem fazer 2 mil vacas, ou 350 mil pessoas.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum