Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
20 de junho de 2018, 07h41

Oito crianças brasileiras estão separadas da família pela Imigração nos Estados Unidos

Adolescente autista foi separada da avó pela política de tolerância zero implementada pelo governo de Donald Trump

Foto: Reprodução/U.S. Customs and Border Control

Pelo menos oito crianças brasileiras estão separadas dos pais desde que tentaram cruzar a fronteira dos Estados Unidos ilegalmente. O número pode ser maior já que estes são os casos atendidos pela Embaixada brasileira nos Estados Unidos. O número de menores de idade separados dos pais aumentou de três por ano para quatro por mês desde que a política de tolerância zero contra a imigração ilegal foi implementada há seis meses pelo governo de Donald Trump.

Em um dos casos, contado pela reportagem da ‘Folha de São Paulo’ nesta quarta-feira, uma avó foi separada do neto adolescente de 16 anos. O jovem é autista, sofre de epilepsia, e tem sofrido contínuos ataques desde a separação.

Ele liga para ela e chora, perguntando quando ela irá voltar”, contou o advogado Eduardo Beckett, que trata do caso, à Folha de São Paulo. “Ela está devastada”, completou.

Nos casos atendidos pela Embaixada, os parentes das crianças estão detidos no Texas ou no Novo México, cerca de 500 km de onde os meninos e meninas aguardam por um reencontro.

Gravação mostra crueldade

A cruel realidade de crianças separadas pela família que tentam cruzar a fronteira dos Estados Unidos ilegalmente foi exposta em uma gravação de oito minutos. O áudio foi obtido pelo site Propublica e traduzido pela BBC Brasil. No áudio, é possível ouvir meninos e meninas pedindo desesperadamente por seus pais.

A gravação foi realizada em um centro de detenção da Patrulha da Fronteira dos Estados Unidos, situado na fronteira com o México. As crianças, da Guatemala e El Salvador, não param de chorar e pedem para que sejam levadas ao encontro da família e que os pais não sejam presos e deportados.

Em um trecho, um agente da fronteira faz um comentário sobre o choro das crianças. “Nós já temos uma orquestra aqui. Faltava o maestro”.

Vídeo mostra desespero de crianças separadas dos pais

Nova política para imigrantes ilegais

A separação de crianças da família faz parte do endurecimento da política de imigração dos Estados Unidos comandada pelo presidente Donald Trump desde abril. Os estrangeiros que são detidos ao entrar nos Estados Unidos de forma ilegal são colocados sob custódia e enfrentam processos criminais.

A política de “tolerância zero” trouxe como consequência a separação de duas mil crianças de suas famílias. Elas são mantidas nos centros de detenção, sem o contato com os pais.

A denúncia fez, pela primeira vez, a primeira-dama Melania Trump sair de seu silêncio e pedir para que Republicanos e Democratas encontrem uma solução para a crise imigratória nos Estados Unidos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags