OMC projeta queda de até 32% no comércio mundial em 2020

"A crise é, primeiro e antes de tudo, uma crise de saúde que força os governos a tomar medidas sem precedentes para proteger a vida das pessoas”, disse o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo

Porto de Santos (Divulgação)
Escrito en GLOBAL el

Diante da propagação da pandemia do coronavírus, a Organização Mundial do Comércio (OMC) reviu dados nesta quarta-feira (8) e projeta uma contração entre 13% e 32% no comércio mundial em 2020.

"A crise é, primeiro e antes de tudo, uma crise de saúde que força os governos a tomar medidas sem precedentes para proteger a vida das pessoas”, disse o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo.

Pelas projeções, a retração nas exportações e importações devem afetar quase todas as regiões do mundo, com queda acima de 10% neste ano. Estados Unidos e Ásia devem ser os mais atingidos.

O comércio global de mercadorias já tinha sofrido baixa de 0,1% em 2019, segundo a OMC, por causa das tensões comerciais e desaceleração do crescimento. Em valor, as exportações de mercadorias em 2019 caíram 3%, totalizando US$ 18,8 trilhões.

Temas