Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
11 de novembro de 2019, 18h34

Oposição a Macri convoca sessão especial no Congresso argentino para repudiar o golpe de Estado na Bolívia

Postura conjunta contou com apoio de todos os representantes do peronismo, incluindo os mais conservadores, e também com o deputado macrista Daniel Lipovetzky

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández - Foto: Reprodução CN5

O Congresso argentino viveu na tarde desta segunda-feira (11) uma sessão especial pautada para transmitir o repúdio dos deputados e senadores ao golpe de Estado ocorrido na Bolívia. A medida conta com o apoio de representantes de todos os partidos políticos de aposição ao governo de Mauricio Macri, e também com o de um macrista.

O idealizador da iniciativa foi o deputado Leonardo Grosso, chefe do chamado Bloco Evita (peronistas de centro-esquerda), que aproveitou para reclamar sobre o silêncio de Macri a respeito do golpe: “é lamentável que ele tenha decidido não dizer nada, é muito grave que seu governo tente negar todo o ocorrido”, considerou.

Grosso também afirmou que “vamos a defender a democracia diante do avanço de setores antidemocráticos.

O repúdio ganhou o inusitado apoio de um deputado macrista, Daniel Lipovetzky, quem afirmou que “se move o rabinho é late é um cachorro! Se as Forças Armadas `recomendam´ (leia-se obrigam, exigem) a renúncia de um presidente eleito democraticamente, isso é um Golpe de Estado. É necessário que se aplique a Carta Democrática Interamericana da OEA e que esse organismo intervenha já!”.

A postura de Lipovetzky recebeu elogios do presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández: “me tranquiliza ver que há pessoas no setor governista com a dignidade democrática que carece a outros”.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum