Oposição a Macri convoca sessão especial no Congresso argentino para repudiar o golpe de Estado na Bolívia
Postura conjunta contou com apoio de todos os representantes do peronismo, incluindo os mais conservadores, e também com o deputado macrista Daniel Lipovetzky

O Congresso argentino viveu na tarde desta segunda-feira (11) uma sessão especial pautada para transmitir o repúdio dos deputados e senadores ao golpe de Estado ocorrido na Bolívia. A medida conta com o apoio de representantes de todos os partidos políticos de aposição ao governo de Mauricio Macri, e também com o de um macrista.
O idealizador da iniciativa foi o deputado Leonardo Grosso, chefe do chamado Bloco Evita (peronistas de centro-esquerda), que aproveitou para reclamar sobre o silêncio de Macri a respeito do golpe: “é lamentável que ele tenha decidido não dizer nada, é muito grave que seu governo tente negar todo o ocorrido”, considerou.
Grosso também afirmou que “vamos a defender a democracia diante do avanço de setores antidemocráticos.
O repúdio ganhou o inusitado apoio de um deputado macrista, Daniel Lipovetzky, quem afirmou que “se move o rabinho é late é um cachorro! Se as Forças Armadas `recomendam´ (leia-se obrigam, exigem) a renúncia de um presidente eleito democraticamente, isso é um Golpe de Estado. É necessário que se aplique a Carta Democrática Interamericana da OEA e que esse organismo intervenha já!”.
Si mueve la cola y ladra es un perro!Si las Fuerzas Armadas "recomiendan" (léase obligan,exigen) la renuncia d un presidente elegido democráticamente esto es un Golpe d Estado. Es necesario q se aplique la Carta Democrática Interamericana d OEA y q dicho organismo intervenga ya! https://t.co/QIXnbfXdPd
— Daniel Lipovetzky (@Lipovetzky) November 10, 2019
A postura de Lipovetzky recebeu elogios do presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández: “me tranquiliza ver que há pessoas no setor governista com a dignidade democrática que carece a outros”.
Me tranquiliza ver que en el oficialismo hay gente con la dignidad democrática de la que otros carecen. https://t.co/ugrd97dyhE
— Alberto Fernández (@alferdez) November 11, 2019
Notícias relacionadas
Quantas matérias por dia você lê da Fórum?
Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.
Apoie a Fórum