Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
14 de agosto de 2019, 20h08

Oposição quer instalar governo provisório no Reino Unido contra Brexit

Contra Boris Johnson, o trabalhista Jeramy Corbyn quer instalar um governo "severamente temporário" para atrasar o Brexit, convocar eleições gerais e promover um novo referendo nacional com a opção de seguir na União Europeia

Foto: Flickr

O líder do Partido Trabalhista do Reino Unido (Labours), Jeremy Corbyn, fez hoje um chamado aos líder de partidos de oposição ao conservador Boris Johnson e a parlamentares dissidentes do próprio Partido Conservador (Torys) para a formação de um governo provisório. Ele quer frear os planos de Johnson de embarcar no Brexit sem um acordo com a União Europeia.

Johnson ganhou internamente uma eleição do Partido Conservador para definir quem sucederia Theresa May como premiê, mas ainda não foi oficializado como primeiro ministro. Ferrenho defensor do Brexit – a retirada do Reino Unido da União Europeia – ele chegou ao posto depois de May não conseguir acertar um acordo com o bloco europeu.

Com Johnson, a opção pela saída da UE sem qualquer transição ganhou força e têm assustado o país. Com a possibilidade, Corbyn se movimento enviou carta a líderes partidários propondo a instalação de um governo “severamente temporário” para atrasar o Brexit, convocar eleições gerais e promover um novo referendo com a opção de seguir na União Europeia.

Na carta, ele se coloca como único capaz de comandar essa empreitada e pede o apoio dos demais partidos. Ao The Guardian, lideranças discordaram que Corbyn deva se tornar primeiro-ministro, mas não descartaram a opção de formar o governo provisório para conter o Brexit.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum