Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
06 de setembro de 2019, 07h38

Papa Francisco rebate ataques de bolsonaristas ao Sínodo da Amazônia: “Não é reunião de políticos”

Críticas de Bolsonaro ao encontro católico, que ocorre mês que vem, ganhou repercussão internacional. “Bolsonaro está espionando o papa?”, escreveu o El País

Papa Francisco (Angelo Carconi/Ansa/Agência Lusa)

Em entrevista ao jornal italiano La Stampa, o Papa Francisco saiu em defesa do Sínodo da Amazônia, evento duramente criticado por Jair Bolsonaro (PSL), e mandou indireta ao governo brasileiro. “Não é reunião de políticos”, disse. O Papa também alertou que o planeta vive “situação de emergência”, citando lixo no mar e desmatamento.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

As críticas ao encontro católico, que acontecerá no próximo mês, entre 6 e 27 de outubro, no Vaticano, vieram desde o presidente a Olavo de Carvalho e general Eduardo Villas Bôas. Bolsonaro chegou a afirmar, inclusive, que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estava monitorando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apoiadora do encontro.

A CNBB lançou uma contra-ofensiva nas redes sociais para rebater as críticas do governo. “Lamentamos imensamente que hoje, em vez de serem apoiadas e incentivadas, nossas lideranças são criminalizadas como inimigos da pátria”, escreveram, em carta aberta.

Com essa notícia de espionagem, o conflito entre o governo brasileiro e o Sínodo dos Bispos ganhou cobertura internacional. O jornal espanhol El País, sob o título “Bolsonaro está espionando o papa?”, registrou em coluna que “o presidente e seus generais tentam convencer que a Europa quer tomar a Amazônia” e que “a próxima briga pode ser com o papa”.

O Crux Now, principal veículo católico nos EUA, entrevistou o arcebispo Roque Paloschi, de Porto Velho, para a reportagem “Católicos denunciam ataques contra povos indígenas na Amazônia”. E, na quinta (5) o britânico The Guardian entrevistou o bispo emérito do Xingu, Erwin Kräutler, sob o título “Queimadas são verdadeiro Apocalipse”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum