Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
01 de abril de 2019, 16h39

Paris vai ter espaço público em homenagem a Marielle Franco

Logo que a proposta foi lançada, recebeu o apoio da prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo, que encampou o projeto do coletivo Rede Europeia para a Democracia no Brasil (RED.Br)

Marielle Franco - Foto: Mídia Ninja

A ex-vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada em março de 2018 no Rio de Janeiro, será homenageada em Paris. O Conselho Municipal da capital francesa aprovou, nesta segunda-feira (1), uma moção de intenção para dar o nome de Marielle a um espaço público na cidade. O anúncio foi feito pelo coletivo Rede Europeia para a Democracia no Brasil (RED.Br).

Conforme informou o coletivo, a decisão dos conselheiros foi unânime. A moção foi apresentada por políticos de esquerda, mas ganhou os votos da oposição de direita. Pelo Twitter, o grupo de vereadores socialistas comemorou a decisão, ressaltando que Marielle era uma “vereadora engajada na luta contra o racismo, a homofobia e as violências policiais”.

O próximo passo será encontrar um local, que pode ser uma rua, praça ou passagem pública, para receber o nome de Marielle.

“É uma homenagem à Marielle, mas também uma forma de apoiar a luta contemporânea contra a violência e a opressão antidemocrática em todo o mundo”, afirmou o coletivo RED.Br.

Apoio

Logo que a proposta foi lançada, recebeu o apoio da prefeita socialista de Paris, Anne Hidalgo, que encampou o projeto.

“Paris é o local onde esta primeira placa deve ser instalada, em razão de sua visibilidade e dos valores que representa. (…) Marielle lutava no cotidiano por uma cidade aberta, diversa e inclusiva e, por isso, pedimos que uma rua seja nomeada em sua homenagem”, disse a carta aberta do coletivo, encaminhada à prefeitura de Paris.

“Dar seu nome a uma rua é um ato simbólico forte, de acordo com a vontade da prefeitura de Paris dos últimos anos de honrar a memória de mulheres ilustres e corajosas, representantes de minorias e combatentes dos direitos humanos”, completou o documento.

Com informações do site rfi

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum