Fórumcast, o podcast da Fórum
01 de abril de 2019, 16h39

Paris vai ter espaço público em homenagem a Marielle Franco

Logo que a proposta foi lançada, recebeu o apoio da prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo, que encampou o projeto do coletivo Rede Europeia para a Democracia no Brasil (RED.Br)

Foto: Mídia Ninja

A ex-vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada em março de 2018 no Rio de Janeiro, será homenageada em Paris. O Conselho Municipal da capital francesa aprovou, nesta segunda-feira (1), uma moção de intenção para dar o nome de Marielle a um espaço público na cidade. O anúncio foi feito pelo coletivo Rede Europeia para a Democracia no Brasil (RED.Br).

Conforme informou o coletivo, a decisão dos conselheiros foi unânime. A moção foi apresentada por políticos de esquerda, mas ganhou os votos da oposição de direita. Pelo Twitter, o grupo de vereadores socialistas comemorou a decisão, ressaltando que Marielle era uma “vereadora engajada na luta contra o racismo, a homofobia e as violências policiais”.

O próximo passo será encontrar um local, que pode ser uma rua, praça ou passagem pública, para receber o nome de Marielle.

“É uma homenagem à Marielle, mas também uma forma de apoiar a luta contemporânea contra a violência e a opressão antidemocrática em todo o mundo”, afirmou o coletivo RED.Br.

Apoio

Logo que a proposta foi lançada, recebeu o apoio da prefeita socialista de Paris, Anne Hidalgo, que encampou o projeto.

“Paris é o local onde esta primeira placa deve ser instalada, em razão de sua visibilidade e dos valores que representa. (…) Marielle lutava no cotidiano por uma cidade aberta, diversa e inclusiva e, por isso, pedimos que uma rua seja nomeada em sua homenagem”, disse a carta aberta do coletivo, encaminhada à prefeitura de Paris.

“Dar seu nome a uma rua é um ato simbólico forte, de acordo com a vontade da prefeitura de Paris dos últimos anos de honrar a memória de mulheres ilustres e corajosas, representantes de minorias e combatentes dos direitos humanos”, completou o documento.

Com informações do site rfi

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum