Participação de pessoas trans nas eleições dos EUA já é a maior da história

Pelo menos 43 candidatos se apresentaram na fase das primárias dos partidos para vagas em nível municipal, estadual e federal

Escrito en GLOBAL el

A presença de pessoas trans durante as eleições de meio-termo nos Estados Unidos, que acontecerão em novembro, já pode ser considerada a maior da história dos pleitos norte-americanos. Pelo menos 43 candidatos se apresentaram na fase das primárias dos partidos para cargos em nível municipal, estadual e federal, segundo reportagem de Leandra Felipe, da Agência Brasil.

Por enquanto, quatro ganharam e ainda existem, pelo menos, 22 na disputa para ratificar as candidaturas. A maioria dos candidatos é independente ou do partido Democrata, segundo levantamento do Instituto de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

Christine Hallquist, dos democratas, é uma das mulheres trans na disputa. Ela concorre à primária do partido para o governo de Vermont. Ganhou notoriedade local quando decidiu fazer a mudança de gênero, há cinco anos. Aos 48 anos, se assumiu como transgênero para a mulher, os três filhos e funcionários da empresa de uma concessionária de energia que comandava. No programa de governo, prometeu igualdade, melhores serviços de educação, saúde e internet de alta velocidade para todos.

Analistas afirmam que a maior participação de transgêneros nestas eleições é uma reação à política de Donald Trump que tenta limitar os direitos do grupo, desde o início de seu mandato.

Temas