Partido de Rafael Correa é suspenso no Equador, a 7 meses das eleições presidenciais

Conselho Nacional Eleitoral do país proibiu a aliança FCS (Força Compromisso Social) de participar da disputa, na qual aparece como uma das favoritas segundo as pesquisas. Decisão está sujeita a recurso. Primeiro turno será em fevereiro de 2021

O Conselho Nacional Eleitoral do Equador anunciou nesta segunda-feira (20) a decisão de suspender a aliança FCS (Força Compromisso Social), que é liderada pelo ex-presidente Rafael Correa. Segundo três dos cinco conselheiros, a legenda, que foi criada este ano, não teria apresentado o número mínimo de assinaturas para validar sua inscrição – os outros dois conselheiros consideraram que sim.

A decisão permite recurso, e a FSC tem até 10 dias para apelar e apresentar suas alegações. O ex-presidente Rafael Correa reagiu dizendo que a suspensão “é uma medida arbitrária, própria de uma ditadura, e uma tentativa de romper a ordem constitucional e fraudar o processo democrático”.

Outros três novos partidos também tiveram suas inscrições rejeitadas: Podemos, Libertad es Pueblo e Justiça Social. Um deles (Libertad es Pueblo) é aliado do presidente Lenín Moreno, e sua suspensão está sendo usado pelo governo para se defender da acusação de perseguição contra o setor de Correa.

Faltam menos de 7 meses para as eleições presidenciais no Equador, cujo primeiro turno está programado para o dia 7 de fevereiro de 2021 – o segundo, se necessário, será no dia 11 de abril. A campanha eleitoral deve começar oficialmente em dezembro de 2020. Segundo as pesquisas, o favorito é o neoliberal Jaime Nebot, que aparece na pesquisa mais recente, de instituto Click Report (publicada em junho) com 16,4%, 3 pontos a mais que o líder indígena progressista Jaime Vargas, que tem 13,3%.

Porém, o verdadeiro segundo lugar na pesquisa é da opção “candidato apoiado por Correa”, que aparece com 15,8%. Este seria o candidato da FSC, que ainda não foi escolhido. A questão é que esse candidato poderia ser justamente Jaime Vargas, que tem sido sondado por pessoas próximas do ex-presidente – que está no exílio na Bélgica, devido aos processos na Justiça e ao lawfare que vem sofrendo nos últimos meses.

Segundo muitos analistas, se Vargas for o candidato de Correa, poderia saltar à posição de um dos favoritos, e iniciaria a campanha com mais de 20% das intenções. Porém, para isso, o partido do ex-presidente precisa confirmar que poderá participar do pleito.

Avatar de Victor Farinelli

Victor Farinelli

Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos, há 15 anos é correspondente na Argentina (2004 e 2005) e no Chile (desde 2006).

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR