Fórumcast, o podcast da Fórum
28 de abril de 2019, 20h09

Partido Socialista da Espanha tem vitória avassaladora

Em contrapartida, o Partido Popular, que representa a direita tradicional, foi o grande derrotado, sendo alcançado, inclusive, pelo Cidadanos, novo partido conservador

Pedro Sánchez - Foto: PSOE

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do atual primeiro-ministro Pedro Sánchez, foi o grande vencedor das eleições na Espanha, realizadas neste domingo (28). A sigla conseguiu a maioria dos assentos no Parlamento. O resultado parcial ratifica o que foi previsto pela pesquisa de boca de urna.

Com 99,95% das urnas apuradas, o Parlamento da Espanha deverá ficar assim composto: Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), social-democrata: 123 assentos; Partido Popular (PP), conservador moderado: 66 assentos; Ciudadanos, de orientação liberal: 57 assentos; Unidas Podemos, da esquerda: 42 assentos; Vox, da direita nacionalista: 24 assentos; outros oito partidos menores teriam, juntos, 38 assentos.

Com este cenário, o partido de Pedro Sánchez vai se aliar ao Unidas Podemos e obter, assim, entre 160 e 165 cadeiras. É um pouco menos do que as 176 necessárias para assegurar a maioria no Parlamento. No entanto, não haverá dificuldade de promover uma coalizão de esquerda, com apoio de siglas menores.

Direita derrotada

O grande derrotado foi Partido Popular, que, em 2016, conseguiu 137 cadeiras e, agora, apenas 66. O Ciudadanos, também de direita, que nasceu em 2013 quase junto com o Podemos, que é de esquerda, praticamente alcançou o PP. Com os resultados deste domingo, o Ciudadanos se tornou o terceiro partido espanhol, já muito próximo do PP. O quarto é o Podemos, que foi o terceiro nas últimas eleições.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum