Paulo Freire, o 'energúmeno' de Bolsonaro, ganha estátua na Universidade de Cambridge

Um grupo de acadêmicos britânicos da instituição instalou no local uma escultura de bronze reproduzindo o rosto do educador brasileiro

Rosto de Paulo Freire ganha estátua de bronze em Cambridge - Foto: Divulgação
Escrito en GLOBAL el

Atacado sistematicamente por integrantes do governo de Jair Bolsonaro e pelo próprio presidente, o educador Paulo Freire é reconhecido internacionalmente como um dos principais e mais influentes pensadores da história.

Em reconhecimento, um grupo de acadêmicos britânicos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, instalou na instituição uma escultura de bronze reproduzindo o rosto do brasileiro.

Inaugurado nesta semana, em um dos corredores da biblioteca da Faculdade de Educação, o busto de Freire é definido pelos professores locais como um símbolo de “tolerância e diálogo” em tempos de “guerra cultural” no ambiente acadêmico. O educador é o único brasileiro a ganhar uma escultura na instituição.

A obra adquirida pela universidade foi criada pelo artista plástico Murilo Sá Toledo e é idêntica às inúmeras encomendados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para celebrar o centenário de Paulo Freire, em 2021, em assentamentos do Brasil, segundo O Globo.

No Reino Unido, a instalação da estátua foi precedida pela realização do seminário “Por que o espectro de Paulo Freire está assustando a direita brasileira?”. O tema abordou o significado político do legado do educador.

Despreparado, Bolsonaro chegou a ofender Freire o chamando de “energúmeno”

Alvo preferencial de ataques de movimentos bolsonaristas, Freire se tornou mais lido e debatido neste ano. O despreparado Bolsonaro chegou a chamar o educador de “energúmeno”.

Em outra ocasião, o presidente brasileiro ameaçou “entrar no Ministério da Educação com um lança-chamas” para destruir todos os vestígios dos ensinamentos de Freire.

Enquanto o presidente brasileiro ofende o pensador, o professor Eliott Green, da London School of Economics and Political Science, afirma que a obra “Pedagogia do oprimido” é o terceiro livro mais mencionado no mundo por pesquisadores de ciências humanas. Figura à frente, inclusive, de clássicos como “O Capital”, de Karl Marx.

Além disso, Freire foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América. Também recebeu o prêmio da Unesco de Educação para a Paz, em 1986.