Fórumcast, o podcast da Fórum
16 de abril de 2019, 08h06

Pelo Twitter, Bolsonaro anuncia saída do Brasil da Unasul

Bloco foi proposto em 2004 e constituído em 2008 por 12 países com o objetivo de fortalecer as relações comerciais, culturais, políticas e sociais. No entanto, com o avanço do conservadorismo na região, o bloco começou a perder força

Bolsonaro e Ernesto Araújo (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Em sua conta no Twitter na manhã desta terça-feira (16), Jair Bolsonaro (PSL) anunciou a saída do Brasil da União de Nações Sul-Americanas, a Unasul.

Leia também: Saída do Brasil da Unasul é parte do projeto de submissão total a Washington, diz Celso Amorim

“O Ministro das Relações Exteriores, @ernestofaraujo ,formalizou saída da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e constituir o Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul). Fazendo parte do novo bloco Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru”, tuitou Bolsonaro.

A Unasul foi proposta em 2004 e constituída em 2008 por 12 países com o objetivo de fortalecer as relações comerciais, culturais, políticas e sociais. No entanto, com o avanço do conservadorismo na região, o bloco começou a perder força.

“Os únicos membros que seguem ativos na Unasul são Uruguai, Guiana, Bolívia, Suriname e Venezuela. A Unasul nasceu em 2008 como um projeto do então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sendo apoiado por Lula”, tuitou Bolsonaro, que age em conjunto com Donald Trump, dos Estados Unidos, para isolar politicamente a Venezuela, de Nicolás Maduro.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum