Fórumcast #19
08 de outubro de 2017, 11h50

Pepe Mujica: “A verdadeira ameaça à democracia é a excessiva concentração econômica”

Aumenta a riqueza no mundo, mas cresce muito mais a distância entre a base da sociedade e os mais desenvolvidos, diz

Para o ex-presidente do Uruguai, aumenta a riqueza no mundo, mas cresce muito mais a distância entre a base da sociedade e os mais desenvolvidos. Assista

Da Redação | Foto: Divulgação

As análises de Pepe Mujica costumam ser bem recebidas nas redes sociais. Sua videocoluna para o Deutsche Welle (DW) da última semana já foi vista mais de cem mil vezes no Facebook. Mujica fala sobre a globalização e a onda conservadora e hipernacionalista que avança pelo mundo. “Talvez a mais alucinante característica de nossa época se constitui na proliferação, em todas as frentes do trabalho humano, dessas empresas transnacionais”, diz.

Segundo Mujica, essas forças multiplicadoras “dessa coisa que chamamos de globalização” têm multiplicado as riquezas constantemente, no mundo inteiro, “por outro lado está multiplicando a distância entre a base da sociedade e os setores de melhores renda”.

Ele chama a atenção para como diante disso todos se sentem injustiçados. “As que se sentem mais agredidas são as classes médias”, observa. “E são essas massas que estão dando uma resposta a uma saída antiglobalização de caráter conservador e reacionário, como é a mensagem hipernacionalista das direitas.”

Veja também:  Oposição quer instalar governo provisório no Reino Unido contra Brexit

Assista:


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum