Pesquisa NY Times: Biden ganha entre mulheres e negros, Trump se sustenta entre homens e brancos

Candidato do Partido Democrata marca diferença também ao liderar entre eleitorado latino, com vantagem de 20%. Entre os afro-estadunidenses, apenas 4% dizem que vão votar no atual presidente

Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Uma nova pesquisa realizada pelo Siena College de Nova York, e patrocinada pelo diário New York Times, foi publicada nesta terça-feira (20) e mostrou que Joe Biden, candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, tem 50% das intenções de voto, e uma vantagem de 9 pontos sobre o atual presidente e candidato à reeleição Donald Trump, do Partido Republicano.

Porém, os dados que mais chamaram a atenção nessa medição foram os dos desemprenhos de ambos os presidenciáveis em diferentes tipos de eleitorado.

Por exemplo, a pesquisa mostra que a fortaleza eleitoral de Trump está entre o eleitorado masculino e branco. Entre os homens, o atual mandatário tem 48%, contra 41% de Biden. Entre os brancos, sua vantagem sobre o democrata também é de 6 pontos: 50% x 44%.

Por sua vez, Biden tem uma vantagem muito maior entre o eleitorado feminino: 58% das mulheres dizem que votarão no candidato opositor, contra 35% que o farão por Trump.

Também entre o eleitorado latino, a vantagem é o representante do Partido Democrata, que tem 50% das preferências, enquanto o do Partido Republicano tem 30%.

Mas onde a diferença é mais evidente é entre os negros, com dois números categóricos. Apenas 4% dos eleitores afro-estadunidenses afirmaram que votarão por Donald Trump. Os que disseram que preferem Joe Biden são 90%.

As eleições nos Estados Unidos acontecerão no dia 3 de novembro.

https://twitter.com/julianaborges_1/status/1318540890449870850