O que o brasileiro pensa?
06 de maio de 2020, 22h54

Pesquisa revela que grande maioria dos espanhóis prefere república à monarquia

Segundo medição feita pelo Instituto Synaptic, junto com o diário Público.es, 51,6% querem que o país se torne república, enquanto 34,6% defendem a monarquia, e 58,2% pedem referendo sobre o tema

O rei Felipe VI, da Espanha, e sua esposa Letizia (foto: Casa de S.M. el Rey),

Já imaginou a Espanha pode deixando de ser uma monarquia? Segundo o Instituto Synaptic, essa é a preferência da maioria da população.

Segundo uma pesquisa realizada em colaboração com o diário Público.es, 51,6% dos espanhóis gostariam que o país mudasse de regime e passasse a ser uma república.

A cifra supera por pouco a metade do universo, mas a diferença com os defensores do regime atual é bem maior: os que ainda preferem a monarquia são 34,6%. Os que preferiram não opinar são 9,9%.

Além disso, a pesquisa mostrou que 58,2% dos entrevistados se diz a favor da ideia de realizar um referendo sobre o tema.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal, entre outras razões, pelo fato de que o Centro de Pesquisa Sociológica da Espanha, que tradicionalmente realiza uma medição sobre o tema a cada 3 anos, não a realiza desde 2015.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum