Fórumcast, o podcast da Fórum
09 de setembro de 2019, 16h39

Pesquisas eleitorais na Argentina apontam vitória tranquila de Fernández e Kirchner

Em todos os levantamentos, a chapa de oposição aparece com mais de 50% das intenções de voto, o que eliminaria a realização do segundo turno

Foto: Reprodução/Twitter de Alberto Fernández

A chapa de oposição para as eleições presidenciais de outubro na Argentina, formada por Alberto Fernández e Cristina Kirchner, deverá obter uma vitória arrasadora diante de Mauricio Macri. De acordo com institutos de pesquisa, a vantagem será maior ainda do que a dupla obteve nas primárias de agosto.

Fernández e Kirchner aparecem com 51,5% dos votos contra 34,9% de Macri, conforme pesquisa da empresa Ricardo Rouvier & Asociados.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Em outro levantamento, os oposicionistas surgem com 51,9% dos votos diante de 34% do governista, o que eliminaria a necessidade de um segundo turno, segundo a consultoria Trespuntozero.

Já para a empresa Clivajes, Fernández receberá 52,6% dos votos e Macri ficará com 32,5%.

Nas primárias, que servem como um levantamento preciso para a eleição, Fernández teve 47,78% contra 31,79% de Macri.

No primeiro turno

Para vencer a eleição no primeiro turno na Argentina, o candidato mais votado precisa, necessariamente, ultrapassar 45% dos votos ou obter mais de 40% e uma diferença de 10 pontos percentuais sobre o segundo.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum