O que o brasileiro pensa?
10 de dezembro de 2019, 09h37

Piñera diz que Bolsonaro ofereceu ajuda para busca de avião militar do Chile que desapareceu com 38 a bordo

O avião C-130 Hércules da instituição fazia um voo de Punta Arenas para a Antártida, quando desapareceu com 38 pessoas a bordo na madrugada desta terça-feira (10)

Jair Bolsonaro e Sebastían Piñera (Reprodução/TV Brasil)

O presidente chileno, Sebastián Piñera, afirmou no Twitter na manhã desta terça-feira ter falado com Jair Bolsonaro, que ofereceu ajuda do Brasil nas buscas do avião das Forças Armadas Chilenas que desapareceu durante a madrugada com 38 pessoas a bordo. O avião C-130 Hércules da instituição fazia um voo de Punta Arenas para a Antártida.

“Acabei de falar com o presidente @jairbolsonaro que nos ofereceu toda a ajuda do Brasil nas tarefas de busca do plano de @FACh_Chile. Com a ajuda de muitos, estamos fazendo todos os esforços humanamente possíveis nas tarefas de busca do avião”, tuitou Piñera, que disse ainda ter falado com o argentino Alberto Fernandez cancelando sua ida à posse nesta terça-feira (10).

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

O avião partiu da cidade de Punta Arenas às 16h55 (horário local e de Brasília) e perdeu contato com a base de controle às 18h13.

Das 38 pessoas a bordo, 17 eram tripulantes e 21 eram passageiros, dos quais 15 são da Força Aérea chilena, três são militares do Exército e três são civis (duas pessoas da empresa de engenharia Inproser e uma da Universidade de Magallanes).

Quando desapareceu, o avião estava a 700 km de Punta Arenas e a 500 km de seu destino na Antártica, detalhou o diretor de Imprensa e Operações da Força Aérea do Chile, general Francisco Torres.

A autonomia de voo da aeronave expirou no início da madrugada desta terça, e esse motivo levou a FACh a considerar o C-130 Hércules “sinistrado” – quando não estaria mais no ar por falta de autonomia de vôo.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum