Fórumcast, o podcast da Fórum
17 de janeiro de 2015, 10h47

Polícia de Miami utiliza fotos de pessoas negras em tiro ao alvo

O chefe da polícia de Miami admitiu a utilização das imagens, mas negou “motivação racista”

Por Redação

De acordo com denúncia feita pelo sargento da Guarda Nacional da Flórida, Valerie Deant, a polícia de Miami utiliza a foto de pessoas negras condenadas pela justiça no treino de tiro. O chefe da Polícia de Miami, J. Scott Dennis, admitiu o uso das imagens, mas disse que não há “motivação racista”. “Não houve transgressão de nossas políticas. Não haverá medidas disciplinares para os policiais envolvidos nisto”, declarou Dennis.

Valerie Dant tomou conhecimento das fotos utilizadas após treinar no campo de tiro de Medley Fireams, local utilizado pela polícia de North Miami Beach. Entre as imagens estava a do irmão de Deant. “Me perguntei porque estavam usando meu irmão como alvo”, declarou à TV local o sargento.

A foto de Woody Deant, irmão do sargento que fez a denúncia, foi tirada em 2000, quando esteve preso.

O fato ocorre justamente em um momento onde os Estados Unidos discutem a questão do racismo em sua corporação policial, que veio à tona posteriormente aos casos de Ferguson, onde Tamir Rice, Eric Garner, Dontrer Hamilton e Michael Brown, todos negros, foram mortos por policiais brancos. E, em todos os casos, uma coincidência: estavam desarmados.

 

Foto: NBC


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum