Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
16 de março de 2019, 08h32

Políticos são responsáveis indiretos por atentados terroristas, diz Reginaldo Nasser

Segundo o professor de Relações Internacionais, ataques como o de Suzano e de Nova Zelândia acontecem porque essas pessoas se sentem fortalecidas. Para ele, a sociedade precisa negar completamente as referências e significados dos atiradores. "Se ninguém saudar, ecoar isso, esses eventos vão ser insignificantes e não vão crescer.”

(Foto: Reprodução Youtube)

O professor de Relações Internacionais da PUC-SP Reginaldo Nasser analisou os atentados da Nova Zelândia, nesta sexta-feira (15), que deixou ao menos 49 mortos, e o ataque na escola em Suzano, onde 11 pessoas foram assassinadas. Segundo Nasser, há semelhanças entre os dois atos, mas, há diferenças. “Esse ato de Suzano é mais circunscrito, mas não podemos deixar isso se alastrar”, afirmou.

De acordo com o professor, esse tipo de terrorismo do atentado da Nova Zelândia, está relacionado ao crescimento desde a década de 1990 nos EUA de organizações de extrema direita. “Cresceu assustadoramente nestes anos 2000, e fundamentalmente após a eleição do Obama. Temos que ter a ciência de tudo isso, e não podemos pensar que do nada apareceu um atentado, ele faz parte de um processo, um crescimento vertiginoso e também vem num momento onde o mundo se torna mais globalizado no sentido de fluxo de pessoas, os chamados deslocados, os imigrantes, refugiados, que sempre chamou a atenção dos grupos de extrema direita.”

Nasser aponta que desde o atentado de Oslo, em julho de 2011, “há um ambiente mais permissivo, onde pessoas se sentem encorajadas, sentem que estão fazendo um dever, que tem uma responsabilidade de proteger algo. Isso é o que na cabeça dele se chama civilização ocidental do homem branco”. O ato é como se fosse um ato de heroísmo, na cabeça do terrorista, como se estivesse resolvendo uma situação. No momento em que há o acesso às armas, as consequências são desastrosas.

Outro aspecto abordado na entrevista foi em relação aos elementos que caracterizam o terrorismo. “O terrorista só consegue seu intento a partir do momento que ele se torna conhecido, que tem a visibilidade. Tem que tornar visível porque as mortes são uma mensagem. Ele quer fazer com que a morte seja uma mensagem para algo.”

Para Nasser, há um acúmulo de referências e significados que levam essas pessoas a estarem dispostas à essa violência extrema. “Políticos, jornalistas, intelectuais, que estão falando algo ingenuamente ou brincando com isso, são responsáveis indiretos por esses atos. Só acontecem porque as pessoas se sentem fortalecidas, se isso for negado completamente pela sociedade, se ninguém saudar, ecoar isso, esses eventos vão ser insignificantes e não vão crescer.”

Assista na íntegra:


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum