Pompeo fala em parceria com Brasil após Itamaraty pregar "extinção do regime ditatorial de Maduro"

Encontro de secretário de Donald Trump em Roraima com Ernesto Araújo se deu há 46 dias das eleições nos EUA e foi considerado uma "afronta" pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia

MIke Pompeo e Ernesto Araújo (Reprodução/Twitter)
Escrito en GLOBAL el

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, elogiou a parceria com o "povo brasileiro" em tuíte na madrugada deste sábado (19) após passar por Boa Vista, em Roraima, para um breve encontro com o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, para tratar de ações conjuntas contra o presidente da Venezuela, Nicolàs Maduro.

"De passagem por Boa Vista. Os Estados Unidos são parceiros e amigos de longa data do povo brasileiro. Somos vizinhos, e o que acontece com um afeta a todos nós", escreveu Pompeo, divulgando foto com Araújo.

https://twitter.com/SecPompeo/status/1307153978849923072

O encontro acontece um dia depois que o Itamaraty divulgou nota comentando o relatório da Missão Internacional de Verificação de Fatos sobre a Venezuela, estabelecida em 2019 pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), que diz ter constatado violações de tratados e convenções de direitos humanos na Venezuela.

"O Brasil espera que o relatório mobilize toda a comunidade internacional a trabalhar pela extinção do regime ditatorial de Maduro e pela libertação da Venezuela", diz o texto ressaltando que a "autodeterminação dos povos pertence justamente aos povos, e não às ditaduras que porventura os oprimam" e conclamando a comunidade internacional a não apoiar as eleições parlamentares na Venezuela, convocadas para dezembro.

Em publicação no Twitter nesta sexta, o Itamaraty afirma que Araújo reuniu-se com o secretário dos EUA "para dar continuidade à ampla parceria Brasil-EUA, com destaque para o esforço pela redemocratização da Venezuela".

https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1307075887100198915

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que chamou a presença de Pompeo de uma “afronta”.

“A visita do Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, nesta sexta-feira, às instalações da Operação Acolhida, em Roraima, junto à fronteira com a Venezuela, no momento em que faltam apenas 46 dias para a eleição presidencial norte-americana, não condiz com a boa prática diplomática internacional e afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa", disse Maia em nota.