Fórumcast, o podcast da Fórum
22 de agosto de 2019, 15h50

Prefeito de Nova York sobre a Amazônia: “Mentiras de Bolsonaro não mudam os fatos”

Em maio, o prefeito Bill de Blasio declarou Bolsonaro persona non grata na cidade

Foto: The Nation

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, foi mais uma liderança política internacional a confrontar o presidente Jair Bolsonaro por sua política ambiental devastadora. Blasio fez uma sequência de tuítes, nesta quinta-feira (22), abordando a situação da Amazônia em contraponto a uma postagem que o presidente republicou, destinada ao público internacional.

“As mentiras de Bolsonaro não mudam os fatos. O desmatamento na Amazônia aumentou 67% desde que chegou ao poder”, disse Blasio. “A Floresta Amazônica está em risco. As comunidades indígenas da Amazônia estão em risco. Todo o planeta está em risco”, publicou na sequência.

Blasio entrou em atrito quando com Bolsonaro quando o presidente brasileiro visitou os Estados Unidos pela primeira vez. O prefeito de Nova York considerou o capitão da reserva como persona non grata na cidade após intensos protestos contra uma homenagem que o presidente receberia. Bolsonaro desistiu de ir à Grande Maçã e foi ironizado por Blasio: “Valentões não aguentam um soco”.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum