Presidente do Irã diz que “resposta final” a morte de Soleimani será expulsar todas as forças americanas da região

Hassan Rouhani não especificou, no entanto, se "região" contempla apenas o Iraque ou todo o Oriente Médio

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, foi às redes sociais nesta quarta-feira (8) para enfatizar a importância do general Qassem Soleimani ao país e que uma “resposta final” a seu assassinato será expulsar todas as forças norte-americanas da região, sem especificar se faz referência ao Iraque ou ao Oriente Médio.

“O general Soleimani lutou heroicamente contra o ISIS, Al Nusrah, Al Qaeda et al. Se não fosse por sua guerra ao terror, as capitais europeias estariam em grande perigo agora. Nossa resposta final ao assassinato será expulsar todas as forças americanas da região”, escreveu no Twitter.

Os ataques de Teerã com mísseis às bases de Al-Asad e de Irbil deixaram pelo menos quatro militares estadunidenses mortos e outros quatro feridos nesta terça-feira (7). O governo estadunidense, no entanto, nega que haja militares de suas forças mortos e, em tuíte, Donald Trump disse que “tudo está bem”.

Com o tuíte de Rouhani, espera-se novos ataques do Irã contra os EUA nos próximos dias. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, enfatizou nesta quarta-feira (8) que os ataques às bases militares são apenas um “tapa na cara” dos Estados Unidos e não seriam insuficientes para vingar a morte do general Soleimani.

Confira:

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR